Close

Conheça nossos Agentes Expansores

May 25, 2018

Conheça nossos Agentes Expansores

Os Agentes Expansores são aditivos destinados a proporcionar o aumento das células poliméricas durante o processamento, garantindo assim a redução do peso das peças plásticas através de uma estrutura multicelular/ espumada.

Benefícios:

  • Redução de custo.
  • Redução da densidade/peso das peças.
  • Eliminação das imperfeições nas peças.
Código Resina base
(Veículo)
%
Aplicação
Indicado para usar nas resinas de: Indicado para processos de:
CPD 0051 PEBD 4% PEBD – PEAD – PP. Extrusão (filme) / Injeção
CPD 0103 PEBD 4% PEBD-PEAD-PP-EVA. Extrusão (filme) / Injeção

 

Pro-Tech CPD 0051 Agente-Expansor

É um aditivo Expansor Endotérmico para resinas olefínicas, destinado a promover a geração de gases e células no interior das peças injetadas e filmes, reduzindo o peso das peças e imperfeições.

É apresentado na forma de pellets cilíndricos, acondicionados em sacos de polietileno valvulado, podendo ser embalado com 25kg.

Todas as embalagens possuem a identificação da Pro-Color, código do produto, número do lote de produção e data de validade.

 

Aplicação:

Foi desenvolvido para ser utilizado em resinas olefínicas em geral (PEBD, PEAD, PP), podendo ser utilizado em praticamente todos os processos de transformação termoplástica.

De acordo com a necessidade de expansão, pode ser dosado à proporção de 2,0% a 3,0% em peso, com relação à resina.

Este produto foi testado e aprovado nos processos de injeção e extrusão.

 

Benefícios:

  • Reduz a densidade das peças
  • Elimina as inperfeições nas peças
  • Provoca menos atrito no processo de injeção e/ou filme.

 

Validade e armazenamento:

Possui prazo de validade limitado há 12 meses a contar da data de fabricação, desde que seja armazenado e manuseado adequadamente, conforme segue:

  • Manter o produto em suas embalagens originais até o momento de seu uso.
  • Ao abrir a embalagem, procurar utilizar todo o seu conteúdo o mais rapidamente possível.
  • Manter o produto em ambiente fresco, seco e abrigado da incidência direta da luz solar.
  • Evitar o contato direto das embalagens do produto com o chão, utilizando pallets de madeira ou plástico.
  • Não exceder o empilhamento máximo de 8 fileiras de sacos por pallets.

 

Características físicas:

Descrição Especificação Tolerância
Teor de Substâncias Ativas Conforme o padrão N/A
Agente ativo Azodecarbonamida N/A
Densidade Aparente 0,8 g / cm3 ± 0,2 g / cm3
Índice de Fluidez (Resina) 20 g / 10’ ± 5 g / 10’
Temperatura de degradação 196 C á 205º C N/A

Toxidez e segurança:

É formulado com matérias-primas de acordo com a legislação atual no que se refere à isenção de metais pesados, aminas aromáticas primárias e demais substâncias reconhecidamente tóxicas. Trata-se, portanto, de um produto atóxico, podendo ser utilizado na confecção de embalagens alimentícias, brinquedos, materiais similares. O produto atende a “Resolução 52 de 26 de novembro de 2010 da ANVISA.

Não apresenta riscos a quem o manuseia desde que sejam observadas as regras básicas de higiene industrial e segurança no trabalho.

Ao se decompor termicamente queima, liberando fumos e gases que, sob nenhuma hipótese, devem ser aspirados. Para combate ao fogo, utilizar máscara anti-gases.

 

Pro-Tech CPD 0103 Agente Expansor

É um agente expansor endotérmico veiculado em resina de polietileno de baixa densidade. É apresentado na forma de pellets cilíndricos, acondicionados em sacos de polietileno valvulado, podendo ser embalado com 15 ou 20 kg. Todas as embalagens possuem a identificação da Pro-Color, código do produto, número do lote de produção e data de validade.

 

Aplicação:

Foi desenvolvido para ser utilizado em resinas olefínicas em geral (PEBD, PEAD, PP), e pode ser utilizado em todos os processos de transformação termoplástica.

O agente expansor Pro-Tech 0103 (endotérmico), devido a sua avançada tecnologia permite a produção de produtos espumados de alta qualidade, formando células de estrutura fechada com ótimo acabamento superficial.

Como auxiliar de processamento, pode ser utilizado no processo de injeção e extrusão de filme e perfis. No processo de injeção age na redução de ciclo, melhoria do fluxo, redução da temperatura de processo, redução da força de fechamento e eliminação de tensões internas, causadoras de deformações e rechupes.

É um aditivo que age liberando gás CO2 (bióxido de carbono) através de uma reação endotérmica, desencadeada pelas condições de temperatura e pressão encontradas nos equipamentos de processamento de resinas plásticas como, injeção extrusão, sopro, etc.

Espuma estrutural 4,0%
Manta expandida (com nitrogênio) 2,0%
Injeção 2,0%
Extrusão/Sopro 2,5%
Purga 35%

 

Para se obter um melhor desempenho no resultado final, orientamos que o nosso produto seja aplicado de conforme a tabela acima, com estas proporções conseguiu-se excelente desempenho no processo, ótimo acabamento superficial da peça e um bom resultado na redução do peso no produto final, estes valores são apenas orientativos, podendo ser alterados para ajustar ao processo e características esperadas para a peça do cliente.

 

Benefícios:

  • Auxiliar na produtividade: a reação endotérmica na massa da resina permite redução do ciclo de produção e/ou aumento da velocidade do processo, reduzindo a temperatura e economizando energia;
  • Auxiliar de processo: a formação de gás permite eliminar deformações e rechupes nas peças produzidas, mantendo o dimensional do produto final com ótimo acabamento superficial, facilitando trabalhos e execução de trabalhos como pintura e impressão por exemplo.
  • Redutor de peso e densidade de peças: O gás gerado na reação cria microbolhas de células fechadas, que substituem parte de um volume antes ocupado pela resina, provocando a redução de peso e a densidade do produto final.
  • Rigidez: Os produtos fabricados com este material apresentam rigidez mais alta que os fabricados com o expansor exotérmico (células abertas), como consequência da formação de estrutura fechada das microbolhas.
  • Agente de purga: O CO2 nas condições de temperatura e pressão encontradas nos equipamentos de processamento transforma-se num fluido que atua como um solvente eficaz para a limpeza na troca de cores e materiais.

 

Validade e armazenamento:

Possui prazo de validade limitado há 24 meses a contar da data de fabricação, desde que seja armazenado e manuseado adequadamente, conforme segue:

  • Manter o produto em suas embalagens originais até o momento de seu uso.
  • Manter o produto em ambiente fresco, seco e abrigado da incidência direta da luz solar.
  • Evitar o contato direto das embalagens do produto com o chão, utilizando pallets de madeira ou plástico.
  • Não exceder o empilhamento máximo de 8 fileiras de sacos por pallets.

 

Características físicas:

Descrição Especificação Tolerância
Teor de Substâncias Ativas Conforme padrão N/A
Densidade Aparente 0,90 g / cm3 ± 0,2 g / cm3
Índice de Fluidez da Resina 30 g / 10’ ± 2 g / 10’
Temp. de Processamento Min. 170°C 310°C Máximo

 

Toxidez e segurança:

É formulado com matérias-primas de acordo com a legislação atual no que se refere à isenção de sais de metais pesados, aminas aromáticas primárias e demais substâncias tóxicas.

Trata-se, portanto, de um produto atóxico, podendo ser utilizado na confecção de embalagens alimentícias, brinquedos, materiais similares. O produto atende ao FDA e a Resolução 52 de 26 de novembro de 2010 da ANVISA.

Não apresenta riscos a quem o manuseia desde que sejam observadas as regras básicas de higiene industrial e segurança no trabalho.

Ao se decompor termicamente (queima), liberando fumos e gases (CO2) que, sob nenhuma hipótese, devem ser aspirados. Para combate ao fogo, utilizar máscara anti-gases.

É contraindicado para uso em peças que tenham contato com cobre (Cu) e Berilo (Be), devido a compatibilidade entre os agentes químicos de nosso produto com os óxidos gerados por estes metais, podendo ocorrer uma reação e consequente falha por aceleração da degradação da peça/componente.

WhatsApp chat